quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

RESGATE DA HISTÓRIA DA IGREJA MATRIZ DE BOM JESUS DO ITABAPOANA (II)




                                                   Edino Apolinário



    RELATOS DAS REFORMAS E AMPLIAÇÕES

               Em 9 de julho de 1959, foi iniciada a construção do salão paroquial ao lado da igreja Matriz. Para isso, os operários trabalharam durante vários dias na limpeza do terreno sendo demolida uma gruta e um cômodo ao seu lado.

             Aos 24 de julho de 1959, depois de muitos anos sem funcionamento, voltou a trabalhar o velho relógio da torre da igreja Matriz (as despesas de restauração foram de oitenta mil cruzeiros).
  
 Em 13 de março de 1960, foi inaugurado o salão paroquial (o custo dessa construção ficou em novecentos e cinquenta mil cruzeiros, em moeda da época).



 No ano de 1973, Pe. Francisco Apoliano empreendeu a grande remodelação da igreja Matriz pois o prédio encontrava-se em péssimas condições devido a antiguidade da obra e do material usado. Para iniciar a obra, solicitou um laudo técnico de um engenheiro. Pediu que, embora houvesse pressões para que as torres fossem demolidas, que se fizesse de tudo para preservá-las, por respeito aos fiéis que desejavam manter inalterada a fachada com suas torres laterais.
 Pedro Teixeira e Joaquim Martins dos Santos executando acabamento em gesso no interior da Igreja Matriz

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário