sábado, 20 de maio de 2017

NOITE HISTÓRICA EM HOMENAGEM A ELCIO XAVIER




                                       Fotos: Multieventus, Família Xavier, Anizia Maria e Gisele Magalhães



Elcio Xavier e os filhos Rogério Loureiro Xavier, Rita de Cássia Loureiro Xavier Kisukuri, Regina Loureiro Xavier e Rosete Loureiro Xavier Nascimento




O dia 6 de maio de 2017 constituiu-se em data histórica para nosso município.

Nesta data, foi comemorado no Auditório Dona Carmita, do ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), o aniversário de Elcio Xavier, o maior poeta bonjesuense de todos os tempos, e um dos grandes vates do país, que completou 97 anos no dia 3 de maio. 




Para o evento festivo, aqui vieram, acompanhando seu pai, que reside em Guaratiba, no Rio de Janeiro,  os filhos Rogério Loureiro Xavier, Rita de Cássia Loureiro Xavier Kisukuri, Regina Loureiro Xavier e Rosete Loureiro Xavier Nascimento.





Na oportunidade, Elcio Xavier foi recepcionado calorosamente pelo público que lotou as dependências do ECLB. Em seguida, Gino Bastos saudou o mestre e leu para o público texto de Adonias Filho, membro da Academia Brasileira de Letras, que, em artigo intitulado "Poetas em Primavera", assinalou que o poeta bonjesuense "precisa ser lido no livro marcante que é O Véu da Manhã". Este texto está assentado no final desta postagem.




Os irmãos Gino e Claudia Bastos recepcionaram Elcio Xavier


Na noite festiva, ocorreu, ainda, o lançamento do livro ROSAQUARIUM, em segunda edição, outra obra de destaque de Elcio Xavier, patrocinado pela Editora O Norte Fluminense.


"ROSAQUARIUM" foi lançado em sua 2ª edição, pela editora O Norte Fluminense






Foram entregues, ainda, as premiações do concurso literário "Elcio Xavier e O Véu da Manhã", organizado pelo jornal O Norte Fluminense.

Colaboraram para o êxito do concurso a Academia Calçadense de Letras, através dos poetas Vera Maria Viana Borges, Edson Lobo e Maria Dolores Pimentel. Vera Viana, que é escritora, trovadora, sonetista e compositora bonjesuense, se fez presente, e, após declamar, com o brilho que lhe é peculiar, poesias em homenagem a Elcio Xavier, anunciou os premiados, que receberam do homenageado as medalhas e certificados. 

Vera Viana declamou e encantou Elcio Xavier


Elcio Xavier e Vera Maria Viana Borges: encontro histórico de dois grandes poetas bonjesuenses


Tereza Cristina de Lima Nazareth de Jesus, do Colégio Estadual Luiz Tito de Almeida, do distrito de Rosal, conquistou o 1º lugar com a poesia "Elcio Xavier - Além dos olhos"


Suelyr Reis da Silva alcançou o 2º lugar com a poesia "O Ecologista"



Abraham Novaes Alves, do Colégio Estadual Padre Mello, conquistou o 3º lugar com a poesia "O VÉU DO AMANHÃ"

Kasthiliane Aparecida Brambila Rabelo, do Colégio Estadual Governador Roberto Silveira, recebeu Menção Honrosa com a poesia "Elcio Xavier"


Elcio foi celebrado, também, pela Lira Operária Bonjesuense, comandada pelo Maestro Nilo de Souza, que levou os músicos para festejarem o aniversário do mestre.


Elcio Xavier e sua filha Rosete
 recepcionaram a Lira Operária Bonjesuense na chegada ao ECLB





Lira Operária Bonjesuense, comandada por Nilo de Souza, homenageou Elcio Xavier, no pátio do ECLB

A música e poesia se encontraram com Nilo Souza e Elcio Xavier



A Escola de Música JEMAJ, dirigida por Anizia Maria Pimentel, levou Elcio Xavier a emocionar-se diante da apresentação dos jovens músicos e da declamação da diretora da entidade.




Escola de Música JEMAJ homenageou e emocionou Elcio Xavier


Anizia Maria Pimentel, diretora da Escola de Música JEMAJ, declamou poesia de Elcio Xavier



Os filhos de Elcio Xavier aproveitaram o evento para homenagear o ECLB, com o discurso abaixo.



Família Xavier prestou homenagem ao ECLB


          Boa noite!

         Hoje, neste dia especial, em que nosso pai é homenageado com o lançamento da 2ª edição do seu livro “ROSAQUARIUM” pela Editora O NORTE FLUMINENSE, como também a premiação aos vencedores do concurso “ELCIO XAVIER e o VÉU DA MANHÔ,queremos agradecer ao ESPAÇO CULTURAL LUCIANO BASTOS.

Agradecer por sua existência, por este trabalho lindo que tem feito pelo Município de Bom Jesus do Itabapoana, resgatando a história e a cultura deste que é o berço de muitas histórias e personagens de grande valor.

         E como agradecer a tudo isso? Pedindo a Deus que continue abençoando a todos vocês, dando saúde e força para que continuem com essa obra magnífica que leva cultura a todos, bonjesuenses ou não, através de diversas atividades de alta qualidade, com suas exposições, concursos literários, recitais, saraus e tudo mais.

Agradecemos ao Dr. Gino, às suas irmãs Cláudia e Paula, e a todos os colaboradores, que têm dedicado seu tempo para homenagear o nosso pai, Elcio Xavier.

Homem simples, avesso a grandes homenagens, mas que não tenham dúvida, está muito emocionado com tudo que vocês têm feito por ele.

É uma honra para a nossa família estar aqui hoje.

         Obrigada!Obrigada pelo carinho com o papai!


Família Loureiro Xavier

Bom Jesus do Itabapoana, 06 de maio de 2017.

Elcio Xavier: ícone da nossa literatura





Elcio Xavier, emocionado, agradeceu a homenagem a todos, e leu o discurso que segue. 






                     DISCURSO DE ELCIO XAVIER





               Boa noite para todos!

            Faltam-me palavras para me expressar diante desta extraordinária acolhida em minha terra natal, quando me propus estar aqui apenas para lhes oferecer meu pequeno livro. Não sei proferir discursos vibrantes, eloquentes, mas um especial agradecimento, saído do coração de um idoso que escreve poesias, e se habituou na convivência singela com os amigos ao longo dos anos que o Criador lhe tem presenteado.

            Nesta oportunidade lembro-lhes que jamais quis ser o maior, mas apenas dar o melhor de mim naquilo que faço para usufruir do reconhecimento dos amigos.

           Emocionam-me profundamente os acordes de nossa veterana e querida Lira Operária.Sou membro de uma família de músicos de real valor. Tenho a música no sangue.

           Obrigado, amigo Nilo! Só posso lhe pagar esta alegria, aqui, agora, com um fraternal e apertado abraço.

        Aos membros da Escola de Música JEMAJ, belo exemplo de competência e bom gosto, com bela e impecável apresentação, meus agradecimentos e o abraço fraternal a cada um dos seus músicos.
                Queridos jovens poetas:
         Vocês me transportam à minha juventude, quando escrevi meus primeiros poemas.
              É o início de um belo caminho, via que raramente tem retorno e nunca terá fim, onde as flores estarão misturadas aos espinhos, mas conforta a alma.
               A poesia tem me alimentado e me afagado ao longo de minha vida.E sempre encheu meus momentos de graça ou de tédio, de forma silenciosa, íntima, fluindo sem a interferência do cérebro. Não sei viver sem ela, que transborda de minha alma.
           “A poesia acontece. ” – como disse João Gaspar Simões. Nós não a inventamos; ela é um estado de graça, que nos presenteia com o poema.
           Fico, realmente vaidoso ao ver que meu velho “O Véu da Manhã” serviu de tema para vocês se expressarem de forma tão brilhante. Aos premiados e todo o grupo, apresento meu mais caloroso voto de alegria por sentir que a poesia sobrevive apesar dos percalços que nos envolvem e das previsões sombrias do futuro.
         Escrevam, sem se preocupar com a crítica, que costuma ser ingrata, mas não seca os corações dos poetas. Leiam, leiam muito, posto que a leitura é o berço que embala nossos sentimentos.
           Recebam cada um de vocês meu fraternal abraço com os votos de que de seus corações sairão muitos poemas.
  Felicito os colegas acadêmicos calçadenses Maria Dolores Pimentel, Edson Lobo e Vera Maria Viana Borges, pelo resultado do difícil trabalho que é julgar poesias entre 19 concorrentes demonstrando especial sensibilidade poética.
         Felicito e louvo também o Norte Fluminense ao criar este concurso, forma pura e indiscutível de promover a cultura de nossa juventude. E homenageio este especial Centro de Cultura, de que deve se orgulhar nossa Bom Jesus, ao se igualar aos melhores polos do saber das grandes capitais.
         Muito obrigado a todos!

Elcio Xavier, 06/05/2017





Ao final, cantou-se parabéns para o vate, que soprou as velinhas do bolo.


Elcio Xavier soprou as velinhas do bolo

Vejam outras fotos do evento histórico.














Elcio Xavier e Maria Beatriz, diretora do Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé (RJ)




Elcio Xavier, entre Anizio e Anizia



    
Três gerações saúdam o mestre: Gisele Magalhães, Ciléia Abreu e Beatriz de Fátima


Tereza Cristina de Lima Nazareth declama a poesia vencedora para Elcio Xavier




              






 Elcio Xavier




            POETAS EM PRIMAVERA

                                                 

                                    Adonias Filho 
                         (da Academia Brasileira de Letras)



Simples o ritmo e a linguagem , marinhista e com o olhar submerso em todas as cores, a poesia desse estreante - sem afetação, sem saltos imprevistos, sem paredes turvas - é, antes de tudo, uma afirmação pessoal. Não decompõe em alicerces de cimento, não quer ser um entendido, mas, de imagem a imagem, robustece a arquitetura da poesia de tal modo que impossível se torna duvidar da sua legitimidade. No conjunto, é uma confissão. Repercutem, em verdade, numa ternura humana cada vez mais ausente, as palavras que traduzem aspectos claros e refletem as manhãs sem violentá-las nas suas dimensões. Fiel ao panorama, incapaz de mutilar os sentidos para 'pensar a poesia', sua emoção criadora por isso mesmo se irradia, como diria Charles De Bos, e exprime o 'qui est proche de notre âme'.


Nos poemas de 'Velas na Bruma', abertos sobre o mar, o poeta Elcio Xavier, que não se impacienta e não se precipita, consegue quase sempre uma intensidade que, inutilmente, procuro nos seus companheiros de geração. A acuidade vibra acima da contemplação, erguendo os quadros numa gradação admirável. Mas o que verdadeiramente constitui na sua grande poesia o território constante, é a integração de si mesmo em um universo que a todos pertence. Esclarece muito, neste particular, o poema 'Auto-retrato'. E essa integração não se desfaz nem quando se realiza o 'Aparecimento de Ege' - o instante em que o tema eterno, a mulher, se incorpora à poesia.


 Este poeta que, insisto,  precisa ser lido no livro marcante que é 'O Véu da Manhã', não se projeta apenas no lirismo simples, na espontaneidade que denuncia em seus poemas como atos inevitáveis. É também um poeta que penetra na análise, sempre simples e humano, mas investiga aquele subsolo que caracteriza a poesia como uma descoberta. Extraordinário sem a menor dúvida, como se revela e se advinha, e se perdoa. No fundo de sua própria natureza, irmanado ao mundo, em seus poemas que do modernismo só utilizam o instrumental formal.


Elcio Xavier é um poeta à margem das escolas e dos grupos. Isolado, porém sua personalidade flagrantemente poderosa nesse livro de estreia, é um poeta que exige atenção".


O NORTE FLUMINENSE  FELICITA  ELCIO XAVIER, DESEJANDO-LHE MUITOS ANOS DE VIDA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário