sexta-feira, 19 de maio de 2017

PÃO DO PADRE COMEMORA 0S 154 ANOS DE PADRE MELLO








Foi comemorado, com entusiasmo, no dia 27 de abril, os 154 anos de nascimento de Padre Mello, um gênio da civilização e da cultura. O evento foi resgatado a partir da memória de Ruth Fragoso de Azevedo Silveira, que foi batizada por Padre Mello, frequentador da casa de seus avós.

Após a oferenda floral no busto de Padre Mello, foi realizada missa em sua homenagem, seguida da solenidade na cantina da Igreja, que foi decorada por João Bosco Figueiredo Côgo.


              RESUMO DA VIDA DE PADRE MELLO



                O escritor bonjesuense Delton de Mattos, Doutor em Letras, ex-professor da USP (Universidade de São Paulo), da Universidade de Heidelberg (Alemanha) e da Universidade de Brasília, assinalou no livro "Padre Mello, Prosa e Verso", que Padre Antonio Francisco de Mello foi "um gênio da civilização e da cultura".
                Conhecer a vida e a obra de Padre Mello é conhecer um pouco de nós mesmos, pois ele marcou profundamente nossa cultura.
                Nasceu no dia 27 de abril de 1863, na localidade de Achada Grande, ilha de São Miguel, Arquipélago de Açores, Portugal. Estudou no seminário da ilha Terceira, sendo ordenado no dia 24 de agosto de 1888. Na ilha de São Miguel, publicou livros e escrevia para jornal. Veio para o Brasil em 1895, onde foi vigário em Sapucaia (RJ). No dia 18 de junho de 1899, veio para Bom Jesus do Itabapoana, juntamente com sua irmã, Margarida Mello, e uma amiga da família, dona Cândida, mulher de posses, que o ajudou em seus estudos. Viveu aqui por quase meio século, falecendo às 13h 30min do dia 13 de agosto de 1947.
                Padre Mello foi escritor, poeta, redator dos jornais "Meu Campinho" e "O Norte", e responsável pelos registros de propriedades em nossa região. Foi também músico e compositor, sendo o autor do hino  do antigo Colégio Rio Branco, do qual foi professor. Além disso, era conhecedor de técnicas de engenharia, tendo construído a parte externa da majestosa Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus, fixando em nossa praça principal todo o esplendor arquitetônico português, além de orientar na construção de prédios e estradas. Possuía conhecimento dos métodos de plantação de café, razão pela qual promoveu a orientação no cultivo do mesmo. Foi, ainda, ativista político na luta pela segunda emancipação de nosso município, ocorrida em 1º/01/1939.
                Ruth Fragoso de Azevedo Silveira, batizada por Padre Mello, afirmou sobre o vigário: "era apaixonado pela Festa de Agosto, ocasião em que a Igreja distribuía alimentos aos pobres. Era frequentador do lar de meus avós, Antônio de Azevedo Malta, português, e dona Terezinha. Padre Mello fez voto de pobreza. Seus pertences eram doadas por amigos. Sua irmã, conhecida como Mariquinha e dona Cândida costumavam fazer um delicioso pão caseiro que era muito apreciado por ele. Além disso, todas os dias, por volta das 15h, elas também vendiam o pão para ajudar na construção da Igreja e manter os serviços da mesma. Por este motivo, o alimento passou a ser chamado de Pão do Padre. A partir de certa época, ele foi morar em um pequeno quarto localizado ao lado da Igreja Matriz. Foi ali que ele faleceu, na mais absoluta pobreza".
                O poeta bonjesuense Elcio Xavier, que foi coroinha da Igreja na época de Padre Mello, testemunhou em seu livro de memórias, que o pároco era "pleno de saber e amor".
                O escritor bonjesuense Octacílio de Aquino escreveu, em 1942,  que, certa vez, uma criança dissera a seus pais "- O que eu quero é estudar para Padre Mello", o que indica a grande influência que o pároco português exercia sobre as novas gerações de então. Conhecer a vida e a obra de Padre Mello constitui, também, um estímulo sempre atual para imitá-lo.
                A Editora O Norte Fluminense, fundada por Luciano Bastos, editou o livro "OBRAS SELECIONADAS DE PADRE MELLO", no dia 7 de agosto de 2015, contribuindo para o resgate da vida e obra de Padre Mello. 



Oferenda floral no busto de Padre Mello



Missa em homenagem a Padre Mello









Ambiente da cantina da Igreja foi organizado por João Bosco Figueiredo Côgo



















Padre Vicente Osmar abençoou a solenidade do Pão do Padre










Por ocasião da festividade, foi lido por Gino Bastos, além de um poesia do pároco português, o texto publicado no jornal O Norte Fluminense, na época de seu falecimento, intitulado " O Padre Mello morreu, mas sua lembrança vive conosco na saudade que deixou". Segue o texto:                                                 
                                 
Bom Jesus, na expressão de todas as suas camadas sociais, assistiu, compungida, nas primeiras horas da tarde do dia 13 do mês em curso, a agonia dos últimos instantes desse vulto gigantesco que durante quase meio século encheu das filigranas de ouro de sua inteligência fulgurante, a nossa literatura; desse titã, em cujo espírito arraigara-se com tanta gala os sublimes ensinamentos de Jesus, repartindo com seus amados paroquianos, as graças, que pela sua bondade, pelas suas supremas virtudes, alcançava dos céus. A própria Natureza, antevendo o fim breve de quem como o Padre Mello fora em todo o decurso de sua vida, devotado à causa do bem, a própria Natureza despiu a roupagem de luz com que o sol a vestira e deixou que, com lágrimas da chuva fria e triste, tivesse curso o seu pranto de mágoa.
E veio o desenlace! E enquanto a alma boníssima daquele ancião ascendia às regiões célicas, a nossa gente ali estava para dar ao seu extremado pároco o seu último adeus.
Mas o Padre Mello não morreu! Se a sua matéria voltou ao pó de que foi feita, o seu espírito, alando aos céus, demandou o seu verdadeiro lugar, por isso que, se da terra desapareceu um homem, surgiu no céu mais um santo: Santo Antônio Mello de Bom Jesus!



Gino Bastos leu poesia de Padre Mello e texto sobre o pároco português




João Bosco Figueiredo Côgo ajudou também a servir o Pão do Padre


André Luiz de Oliveira foi um dos organizadores do evento



Antônio Soares Borges registrou o Pão do Padre




























Restos mortais de Padre Mello se encontram na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus












Um comentário:

  1. Que prazer! tomar conhecimento das historias referentes a a arte e a cultura de Bom Jesus.
    Saudações musicais. https://www.palcomp3.com/ademirfdesouza/

    ResponderExcluir