segunda-feira, 1 de maio de 2017

Prefeitura adota cuidados com o Parque Natural Sabiá Laranjeira

( do setor de comunicação da prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana)
Atividade para coletar informação dos moradores da região


A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos e em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e da EMATER-RIO de Bom Jesus do Itabapoana/RJ, está comprometida a adotar cuidados especiais com o Parque Municipal Natural Sabiá Laranjeira.
Criado em 23 de Maio de 2002, a partir da lei Nº 681, através de doação realizada pela empresa ROSAL ENERGIA S/A, responsável pela UHE ROSAL, o parque possui aproximadamente 93,33 hectares, e está localizado na região de Volta Grande e Piedade, a 16 km da sede do Distrito e a 56 km do Centro do Município.
A área faz parte de uma categoria de unidade de conservação de proteção integral, criado pela Lei Federal nº 9.985 de 18/07/00, conhecida como “Lei do SNUC” (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), objetivando primordialmente a proteção da biodiversidade, recreação, pesquisa, interpretação, educação ambiental e o uso turístico de base sustentável.
Um plano de gestão, fiscalização e patrulhamento emergencial, está em vigor, até que seja concluído, o Plano de Manejo para a Unidade.
Várias visitas técnicas já foram realizadas, além de mutirões de limpeza e recuperação da estrada, até a sede do parque.
Em fevereiro de 2017, o Prefeito Roberto Tatu, acompanhado do Vice-Prefeito, Paulo Sérgio Cyrillo, do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, Evaldo Gonçalves Júnior e da equipe técnica envolvida nesse projeto, visitou o local, e destacou que “o parque possui um grande potencial, que não pode ser desperdiçado”.
Na noite do dia (26/04) foi realizada uma reunião, com os moradores do distrito e entorno do parque, para realização do diagnóstico participativo.
De acordo com Daniele de Alvarenga Ferreira, Chefe do Setor de Recursos Hídricos o diagnóstico realizado, vai contribuir com a estruturação do plano de manejo, que tem por objetivo a obtenção de recursos a ser destinado, à infraestrutura e assim, permitir a abertura do Parque Natural Sabiá Laranjeira, para visitação. 

Secretário Evaldo abrindo a reunião com moradores para realização do plano de manejo


Prefeito Roberto Tatu, plantando 1° muda de Ipê Branco no Parque


Limpeza do local 







Nenhum comentário:

Postar um comentário