terça-feira, 6 de junho de 2017

MEIO AMBIENTE: ESTUDANTES VISITAM HORTO FLORESTAL



Objetivo é conscientizar todos sobre a importância da data






Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrido no dia de ontem, alunos das escolas da rede municipal de ensino de Sodrelândia, Tapera, Ponte de Zinco, Maria Mendonça e Ponte Nova em Trajano de Moraes (RJ), tiveram um dia inteiro de conhecimento ambiental. O motivo: comemorar a vitória pela Gincana Ambiental entre as escolas da Bacia do Rio Macabu.
O trabalho de educação ambiental começou há pouco mais de um mês, e foi comemorada no Horto Florestal Joaquim dos Santos Lima em Santa Maria Madalena, hoje referência na região. Educadores e estudantes puderam aproveitar o momento em busca dos conhecimentos ofertados pelos monitores e técnicos, atualmente utilizados como laboratório para estudos e pesquisas.


Na chegada os estudantes assistiram a uma breve apresentação sobre animais peçonhentos e armadilhas de caça proibidas, realizada pelo Subtenente Alves, da Unidade de Proteção Ambiental do Desengano. Em seguida, fizeram caminhadas na área do horto.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Mario Luiz Baía Almeida, a gincana conseguiu coletar e retirar da natureza cerca de 3.650 garrafas pets, 103 quilos de latinha de alumínio, 53 litros de óleo utilizado e 250 pilhas em Trajano e distritos. “Os alunos se empenharam ao máximo. Foi uma gincana linda. Por conta desse trabalho maravilhoso o resultado esta aqui, um passeio ao Horto Florestal em Santa Maria Madalena”, disse.


Durante todo o dia, entre uma brincadeira e outra, os alunos puderam aprender como os profissionais atuam no horto, plantaram mudas, conheceram a estufa e como são feitos os estudos botânicos e as estufas de sementes. “Os estudantes vão sair daqui sabendo um pouco mais sobre educação ambiental e conhecimentos específicos em fauna e flora”, destacou Mário.


Os projetos de educação ambiental em prol da Bacia do Rio Macabu, desenvolvido nas escolas é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Ainda de acordo com Mário, essa ação visa à formação de multiplicadores do conhecimento, tendo como público-beneficiário os professores, alunos, e a população em geral.


Jussara Galante é professora na Escola Municipal de Sodrelândia Monclar Gomes Filho. Ela conta que diariamente trabalha a educação ambiental com os alunos. “Precisamos mudar o quadro de cuidado com o Meio Ambiente. Nosso objetivo é realizar um trabalho de educação ambiental com ações práticas e contínuas, através do conhecimento”, revelou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário