domingo, 11 de junho de 2017

Secretário de Cultura de Mutum (MG), Cesar Tomé, se encontra com os cineasta Phillip Johnston e Rocio Salazar, no Rio de Janeiro

Os cineastas Phillip Johnston e Rocio Salazar, e o Secretário Municipal de Cultura de Mutum (MG), Cesar Tomé

Apesar de estar na cidade do Rio de Janeiro em viagem não oficial pelo município de Mutum, e sim em evento privado (Seminário do grupo Polishop) no Centro de Convenções Rio Centro, o dinâmico Secretário Municipal de Cultura César Tomé não deixou escapar a oportunidade de estar com os cineastas Phillip Johnston e Rocio Salazar (ver currículo, ao final do texto).

O encontro acorreu na noite deste sábado no bairro Botafogo Rio de Janeiro, às 21h. Em pauta o Circuito Cultural Arte Entre Povos e  o Quarto Encontro de Folias e Charolas de São Sebastião, "ANO DO CENTENÁRIO ", que desde 2014 acontece sempre no terceiro domingo de setembro. Em sua quarta edição, o terceiro domingo de setembro cairá no dia 17, e terá uma dinâmica que desenvolverá mais de 11h de manifestação cultural que envolverá 100 (cem) grupos de folias e Charolas de diversas regiões de Minas e do Brasil, como por exemplo grupos da cidade de Laje do Muriaé, do Estado do Rio de Janeiro, que já confirmaram  presença.

O casal de cineastas será responsável pelo produto cinematográfico que documentará os 100 anos de história deste modo de expressão em terras mutuenses, que passa pelos grupos de Charola de São Sebastião da Ponte Alta, Chalora Missionária de São Sebastião, Folia de São Sebastião Mestre Chico Fideles e Folia Mirim Mestre Chico Fideles.

Contemplará, ainda, com os Distritos de: Roseiral, Humaitá, Ocidente e Córrego Seco, locais onde, no intervalo destes 100 anos, existiu esse modo de expressão cultural, mas, por alguma razão, está adormecido.

No que se refere ao Circuito Cultural Arte Entre Povos, evento organizado pelo Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé (RJ), que em Mutum acontecerá nos dias 07, 08, 09, 10 e 11 de agosto, a noite do dia 07 será a da abertura oficial no ginásio poliesportivo José Adolfo, Praça da Maricas.

O encontro do Secretário com os cineastas serviu para acertar detalhes da participação dos mesmos com os alunos da Escola Estadual Alzira Francisca Pereira, que fica no córrego da Ponte Alta, onde em 1917, por iniciativa do Sr. Modesto Teixeira de Siqueira, chegou a charola de São Sebastião, hoje conhecida como Charola da Ponte Alta. A diretora Meire Brandão está participando ativamente desta iniciativa cultural.


Os cineastas Phillip Johnston e Rocio Salazar desenvolverão oficinas de filmagem, nos municípios que participarão do 8º Circuito Cultural Arte Entre Povos, evento organizado pelo Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário