domingo, 16 de julho de 2017

OS 35 ANOS SEM JOSÉ DE OLIVEIRA BORGES



                                                            Pedro Gonçalves Dutra



José de Oliveira Borges


                                               

Nota de O Norte Fluminense: Hoje, transcorreram 35 anos do falecimento de José de Oliveira Borges, conhecido como Zezé Borges, o 1º prefeito de Bom Jesus do Itabapoana após nossa 2ª emancipação. Publicamos, nesta edição, texto do saudoso professor Pedro Gonçalves Dutra, sob o título acima, publicado em livreto, em setembro de 1986. O texto fora escrito originalmente em 13 de novembro de 1975, por ocasião da inauguração do busto de José de Oliveira Borges, comerciário, construtor, comerciante - dos de maior expressão - no ramo madeireiro, de cereais e de café. Foi, entretanto, o traço marcante de sua trajetória terrena, a sua ininterrupta atuação política, onde encontrou campo propício para expandir a sua personalidade ímpar de administrador probo e de homem público voltado para os superiores interesses de sua terra e de sua gente. Segundo o autor, na apresentação do livreto, se fez presente o então senador Amaral Peixoto, que, como interventor no Estado, nomeou-o prefeito, cargo que assumiu no dia 1º. de janeiro de 1939, e que assim se referiu a respeito do homenageado: "Se Nova York possuía a Estátua da Liberdade, Bom Jesus possuía a Estátua da Lealdade".
                                                  
                       
DADOS BIOGRÁFICOS


          Nasceu JOSÉ DE OLIVEIRA BORGES a 13 de novembro de 1895, em Barra do Pirapetinga, 10º. distrito de Itaperuna, hoje 1º. distrito de Bom Jesus do Itabapoana, sendo o 4º. filho de Francisco Borges Sobrinho e Maria Severina Borges.

          Transferindo-se com seus pais para Arrozal de Santana, hoje Rosal, 3º. distrito de Bom Jesus do Itabapoana, ali fez seus estudos primários na escola da dona Consuelo Minucci.

          Em 1911, seus pai transferem-se para Bom Jesus, onde apenas ainda adolescente, seria eleitor 1º. Secretário do CENTRO OPERÁRIO, entidade fundada por Pedro Gonçalves da Silva (Cel. Pedroca), nos primeiros anos de nosso século.

          A 25 de janeiro de 1917, contraiu núpcias com a srta. Maria Moraes Ferreira, tendo comemorado 65 anos de união conjugal em janeiro de 1982, ano no qual viria a falecer a 16 de julho. Desta união nasceram os seguintes filhos: Adelaide e Geraldo (já falecidos); Maria Borges Pereira das neves, esposa do dr. Emanuel Pereira das Neves, ex-deputado estadual e advogado aposentado do Banco do Brasil; José Ferreira Borges, escrivão do Cartório do 1o. Ofício desta cidade; Antonio Ferreira Borges, fiscal de rendas aposentado do RJ; Terezinha Borges, funcionária aposentada da F.F.F.; Luiz Ferreira Borges, comerciante; João Baptista Ferreira Borges, comerciante; Francisco de Oliveira Borges, Comerciante e Paulo Ferreira Borges, medico em Brasília-DF. Possuía ainda 36 netos. 

VIDA PÚBLICA DE JOSÉ DE OLIVEIRA BORGES

1922 - Eleito Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Itaperuna. Representou com brilhantismo o então 10º distrito, sabendo elevar o nome de Bom Jesus, ao ocupar tão elevado cargo.
           Embora continuando na militância política, a Revolução de 1930 veio encontrá-lo ao lado do governo deposto, tendo permanecido até 1939 sem exercer nenhum cargo público.

1939 - É empossado como primeiro Prefeito nomeado para o Município de Bom Jesus do Itabapoana, criado pelo Decreto nº 633 de 14 de dezembro de 1938, cargo no qual permaneceu até 1946.

1947 - Eleito Deputado Estadual pelo Partido Social Democrático, foi um dos Constituintes de 1947, tendo exercido também a Vice-Presidência da Assembleia Legislativa, por escolha de seus pares.

1951 - Ao concluir o mandato de Deputado Estadual, elege-se Vereador, liderando a Oposição ao Prefeito de então.

1955 - Eleito Prefeito em 1954, sempre pelo PSD, ao enfrentar poderosa coligação de partidos, assume o governo a 31 de janeiro de 1955, governando até 31 de janeiro de 1959.

1963 - Eleito Vereador, exerce na Legislatura 63-67 a Vice-Presidência da Câmara Municipal.

          Candidata-se a Prefeito em 1970 e a Vice-Prefeito em 1972, pela legenda do Movimento Democrático Brasileiro, agremiação na qual ingressou com a extinção do Partido Social Democrático pelo AI-2. Foi fundador e Presidente do Diretório Municipal do PMDB e do Partido Social Democrático.
          Fundador e Presidente do Ordem e Progresso F.C., do Rotary Club, do Centro Popular e do Aero Clube de Bom Jesus do Itabapoana.
          Foi delegado do Governo do Estado do Rio de Janeiro junto ao Instituto Brasileiro do Café, nomeado pelo Governador Amaral Peixoto.


REALIZAÇÕES

    Implantação da máquina administrativa municipal e sua organização. Abertura de estradas em todo o município. Início do calçamento de ruas da cidade. Aquisição para o município dos terrenos onde hoje se localiza o Bairro Novo. Início da construção do prédio onde hoje funciona a Prefeitura Municipal. Construção do muro do Cemitério Público da cidade. Aquisição para o município da Usina de Energia Elétrica de Rosal.

         Faleceu no dia 16 de julho de 1982.

        Eis o resumo de 80 anos de vida pública inteiramente dedicada a seus semelhantes.

       Que o exemplo de JOSÉ DE OLIVEIRA BORGES frutifique e que a herma inaugurada a 13/10/75 lembre que com homens das fibra e honradez de caráter de ZEZÉ BORES é que se constroem a grandeza de um município e de seu povo.



 Pedro Gonçalves Dutra foi licenciado em Estudos Sociais, professor de Organização Social de Política do Brasil, e ex-vereador pelo Movimento Democrático Brasileiro, entre 1967 e 1973.


 José de Oliveira Borges discursou em sua posse como o 1º. prefeito de Bom Jesus do Itabapoana após sua 2ª. emancipação, no dia 1º/01/1939, no Paço Municipal, onde hoje está situado o Big Hotel 


Nenhum comentário:

Postar um comentário