domingo, 30 de julho de 2017

USINA SANTA ISABEL ERA CONHECIDA COMO USINA PAU-FERRO QUANDO PERTENCEU A JOÃO SOARES, NA DÉCADA DE 1930


 Usina Pau-Ferro foi o primeiro nome da Usina Santa Isabel


Hoje, às 14h, será reinaugurada a sede do Santa Isabel F.C.,  dentro da programação do 8º Circuito Cultural Arte Entre Povos. 


        Um pouco de história


Em entrevista ao jornal O Norte Fluminense, em 2013, o empresário João Bousquet Júnior, conhecido como Joãozinho Bousquet, informou que a  Usina Santa Isabel pertenceu a João Soares na década de 1930.

Segundo ele, que nasceu em Cambuci (RJ), em 06/09/1915,  " a família Bousquet veio ao Brasil, no passado, em uma leva de europeus que foram para Nova Friburgo. Em 1926, veio para Bom Jesus do Itabapoana, atraída pelo café da região. Em 1934, substituí Joaquim Ferreira Ramos na empresa de João Ferreira Soares, que era sobrinho de Carlos Firmo. João Soares era proprietário da Usina de Força e Luz Itabapoana, da Usina Santa Isabel e da Estrada de Ferro Itabapoana. Recordo-me que João Soares costumava dizer: 'quando quero ver um homem honesto, vou ao espelho' ".



Joãozinho Bousquet trabalhou para João Soares na década de 1930

Por outro lado, Manoel Mangaravite, nascido Bom Jesus do Norte (ES), no dia 11 de fevereiro de 1941, e que trabalhou na Usina Mangaravite, de propriedade de João Ferreira Soares, a partir de 1959, afirmou ao O Norte Fluminense, em entrevista ocorrida em 2017, que "a Usina Santa Isabel, quando era proprietária de João Ferreira Soares, se chamava Usina Pau-Ferro. Foi Jorge Pereira Pinto que, ao adquiri-la, passou a nominá-la de Usina Santa Isabel".



Manoel Mangaravite: a Usina Santa Isabel se chamava Usina Pau Ferro

A alteração do nome de Usina Pau-Ferro para Usina Santa Isabel foi, certamente, influenciada por Padre Mello, que foi considerado um "gênio da civilização e da cultura" pelo escritor bonjesuense Delton de Mattos, Doutor em Letras, ex-professor da USP (Universidade de São Paulo), da Universidade de Heildeberg (Alemanha) e da Universidade de Brasília. Nascido na Ilha de São Miguel, no Arquipélago de Açores (Portugal), Padre Mello chegou a Bom Jesus do Itabapoana no dia 18 de junho de 1899 e aqui permaneceu por quase meio século, falecendo às 13h30min do dia 13 de agosto de 1947. 



Fazenda de Fortunato Mangaravite, avô de Manoel Mangaravite, em Bom Jesus do Norte (ES), em 1915, vendo-se Padre Mello de batina branca (acervo de Manoel Mangaravite)
             

PADRE ANTONIO FRANCISCO DE MELLO
Padre Mello influenciou na alteração do nome da Usina Pau Ferro para Usina Santa Isabel



JAILTON DA PENHA ESCREVEU DOIS LIVROS SOBRE A USINA SANTA ISABEL


Jailton da Penha: ícone da Usina Santa Isabel


Jailton da Penha, natural da Usina Santa Isabel, é um dos nomes de destaque de nossa sociedade. Radialista, blogueiro, colunista do Jornal O Norte Fluminense e da Revista O Empresário, foi Presidente do Santa Isabel F.C e ex-atleta da agremiação, e escreveu dois livros exaltando a comunidade.

O primeiro foi "Santa Isabel, Uma Paixão em Azul, Vermelho e Branco", narrando a trajetória do time usineiro desde os meados do século passado até o ano de 2012, exaltando o feito dos  seus inúmeros atletas.


"Usina Santa Isabel, Jamais Esquecida" foi outra obra, prefaciada pelo Dr. Luciano Augusto Bastos, onde narra o período áureo da safra suco-açucareiro e a decadência de uma das mais importantes empresas do Vale do Itabapoana.







2 comentários:

  1. Prazer inenarrável, tomar conhecimento da historia do lugar onde moraram e ainda mora meus parentes.
    Saudações musicais.

    ResponderExcluir
  2. Usina de Santa Isabel, gosto muito tem uma casa perto do rio na rua da Serraria cercada pelo Rio muito show

    ResponderExcluir