quarta-feira, 4 de outubro de 2017

INAUGURAÇÃO DO CENTRO CULTURAL JAIR VILLELA DE LIMA E ENCERRAMENTO DO 8º CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS






Ocorreu, com grande sucesso e entusiasmo, no dia 02 de setembro às 14h, na Comunidade Vai-Volta, zona rural de Laje do Muriaé (RJ), por ocasião do 8º Circuito Cultural Arte Entre Povos, a inauguração do Centro Cultural Jair Villela de Lima (Departamento de Cultura da ACEFE – Associação Cultural e Educacional Flor de Esperança).

 O evento contou com a presença dos seguintes circuiteiros: o casal de cineastas Rocío Salazar e Phillip Johnston, a artesã e professora de artes Eunice Caldas, a ceramista Edilene Peris, a escritora e oficineira da palavra Neusa Jordem, a escola de Dança Amlid Jazz Dance e a Companhia de Dança Andarilhas. Estiveram também presentes Juscelino Ligiéro, membros da ACEFE e do CCMB- Centro Cultural Maria Beatriz, o sr. Jair Villela e seus familiares, além de ilustres pessoas da comunidade de Vai-Volta.

Durante o discurso de inauguração, Maria Beatriz, presidente da ACEFE e diretora do CCMB, ressaltou como exitoso e de fundamental importância a criação do CCJVL para a ampliação das atividades culturais, literárias, artísticas e educacionais, dando oportunidade para as crianças e jovens desta comunidade a terem acesso à arte, à cultura e ao entretenimento.  Acrescentou, ainda, que a criação do Departamento de Cultura será de grande importância para fomentar a cultura local, promover atividades para as crianças, jovens e para a melhor idade, através de oficinas, cursos e eventos, colaborando também para  resgatar a história desse povo. 

Maria Beatriz falou, com entusiasmo, do planejamento e desenvolvimento do novo projeto e acrescentou que a ACEFE já conta com estrutura de cursos, oficinas e vários projetos para estar disponibilizando objetivando a manutenção do novo Departamento na zona rural. Em seguida, passou a palavra para os profissionais Pedro Lucas e Eleandro Gama, que irão ministrar as aulas de teoria e prática musical e técnica de pintura de paisagem. Prosseguindo, foram convidados o sr. Jair Villela de Lima e seus familiares para o descerramento da placa de inauguração.  

Finalizamos este momento com grande alegria e contentamento, com a visita dos convidados ao espaço e inaugurando ainda, nas dependências do Departamento, uma biblioteca associada à Biblioteca Comunitária Esperança do CCMB, com o apoio do Projeto Portinari. Este momento foi inédito no município de Laje do Muriaé e encerrou o encerrou o 8º Circuito Cultural Arte Entre Povos no município, com a brilhante apresentação da Escola de Dança Amlid Jazz Dance e Companhia de dança Andarilhas.

Sinceros agradecimentos à nossa equipe de trabalho, aos circuiteiros, ao sr. Jair Vellela e família, a todos os nossos parceiros e colaboradores. O meu agradecimento especial ao idealizador do Circuito Cultural Arte Entre Povos, dr. Gino Bastos, por nos confiar essa tarefa e ao meu primo Juscelino Ligiéro, o nosso grande incentivador e colaborador da nova ação cultural no Vai-Volta. 

Obrigada!


Maria Beatriz
(presidente da ACEFE, diretora do CCMB e organizadora nacional do Circuito Cultural Arte Entre Povos)


Nota:  O novo Departamento foi criado de acordo com o Estatuto da ACEFE, entidade fundada em 12 de maio de 1987, seguindo as normas do Capítulo II e Artigo 5º, que nos dão atribuição para ampliar as atividades em outras localidades, criando Departamentos.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário