quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte é evidência de que é possível construir um mundo diferente



Há um local em nossa região que aponta para algo diferenciador em nossa comunidade: o Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte, localizado nas entranhas da Biblioteca Romeu Couto.

Não poderia ser um ambiente mais delineador do que está sendo gestado nas novas gerações que, através do xadrez, exercitam as habilidades de concentração, imaginação, planejamento e autocontrole, além do companheirismo que naturalmente permeia o ambiente enxadrístico.

Fundado no dia 13 de agosto de 2006, por ocasião da Festa de Agosto, de Bom Jesus do Itabapoana (RJ),  o Clube de Xadrez vem sendo, desde então, gerido com idealismo e brilhantismo pelo professor Fábio de Souza Vargas, com atuação destacada em Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e em Bom Jesus do Norte (ES).

O Clube funciona todas as 3as e 5as feiras, entre as 18h e 21h e está aberto a todos os que desejarem praticar ou aprender o jogo-arte-ciência.

Nossa região possui tradição no xadrez. O poeta Athos Fernandes e Luciano Bastos, por exemplo, eram enxadristas que participavam de competições organizadas, em geral, no Aero Clube.

Na década de 1970, destacou-se no Estado do Rio de Janeiro o enxadrista José Ronaldo Mascarenhas, que chegou a ser campeão nas Olimpíadas. Nesta época, Mequinho era o gênio que se despontava no Brasil e Bobby Fischer no mundo.

O Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte constitui evidência de que é possível construir um mundo diferente.





José Ronaldo Mascarenhas: ícone do xadrez bonjesuense


                           A Velha Guarda do xadrez bonjesuense: Gino Bastos, Enio Nascimento dos Reis e José Ronaldo Mascarenhas, com um representante da nova geração enxadrística

Fábio de Souza Vargas revolucionou o xadrez em Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e em Bom Jesus do Norte (ES)


Um comentário:

  1. É louvável o trabalho que o amigo Fábio Vargas faz pelo nosso xadrez. Muitos jovens são formados no CXBJN e serão campeões nos tabuleiros e na vida.

    ResponderExcluir