domingo, 24 de dezembro de 2017

Amanhã faz 127 anos de nossa 1ª emancipação




Os 127 anos de nossa 1ª emancipação e os 78 anos de nossa autonomia definitiva

Bom Jesus do Itabapoana sempre terá duplo motivo adicional para comemorar as festas de fim de ano. No dia 25/12/1890, tornamo-nos município pela primeira vez. No dia 1º/01/1939, alcançamos nossa definitiva emancipação.
Pedro Gonçalves da Silva Júnior foi o 1º prefeito após nossa 1ª emancipação, ocorrida no dia 25 /12/1890. Os primeiros vereadores foram: Capitão Francisco Teixeira de Siqueira Sobrinho, Manoel Antonio de Azevedo Mattos, Luiz Vieira de Rezende e Joaquim Teixeira de Siqueira Reis


José de Oliveira Borges foi o 1º prefeito após nossa segunda emancipação


A  1ª emancipação ocorreu no dia 25/12/1890





Foi no dia 25 de dezembro de 1890, uma quinta-feira, o prédio onde hoje está localizado o Big Hotel foi palco da instalação da sede do nosso município pela primeira vez. Ali estiveram grandes lideranças locais, entre as quais Antônio Ignácio da Silveira, que viria a ser o avô dos governadores Roberto e Badger Silveira.

Nossa emancipação ocorreu graças à atuação do médico dr. Leônidas Peixoto Abreu Lima, que era amigo de Francisco Portela, governador do estado do Rio de Janeiro após a implantação da República.

Foi o dr. Abreu Lima, também, quem influenciou na nomeação de Pedro Gonçalves da Silva Jr. como o nosso primeiro prefeito. Cel. Pedroca, como era chamado, havia se mudado para a nossa cidade, oriundo de Campos dos Goytacazes. Com a nomeação do prefeito, foram nomeados os primeiros vereadores de nosso município, conhecidos como intendentes: Capitão Francisco Teixeira de Siqueira Sobrinho, Manoel Antonio de Azevedo Mattos, Luiz Vieira de Rezende e Joaquim Teixeira de Siqueira Reis. Foi nomeado secretário José Cândido Fragoso.


A 2ª emancipação ocorreu no dia 1º/01/1939


José de Oliveira Borges


Após a perda de nossa autonomia, no dia 8 de maio de 1892, por ato do governador Tomás Porciúncula, a rebeldia bonjesuense permaneceu na luta pela reconquista da mesma, o que só veio se concretizar no dia 1º de janeiro de 1939, graças a ato do interventor Ernâni do Amaral Peixoto. Na ocasião, José de Oliveira Borges, o Zezé Borges, foi nomeado prefeito. A sede da prefeitura foi instalada também no prédio onde se situa atualmente o Big Hotel, e ficou lotada para o acontecimento histórico. Após o exercício de suas funções por seis anos, e tendo em vista as mudanças dos rumos da política nacional, em 1945, Zezé Borges pediu demissão endereçada ao interventor Desembargador Abel Magalhães. Substituiu o alcaide  no cargo de prefeito, o contador do município, o sr. Pedro Ribeiro da Silva. Posteriormente, Zezé Borges foi eleito deputado estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário