sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

AULA DE PIANO EM BOM JESUS É CENTENÁRIA


Propaganda de aula de piano era estampada no jornal bonjesuense Correio Popular de  10 de junho de 1917

Zilda Tavares, esposa de Jerônimo Tavares, ensinava piano em sua residência

A cultura pianística em Bom Jesus do Itabapoana é centenária. Na edição do jornal Correio Popular, de nosso município, do dia 10 de junho de 1917, Zilda Tavares, esposa do médico Jerônimo Tavares, anunciava aulas de piano.


Segundo a pianista Vera Viana, seus bisavós Feliciano de Sá Viana e Ambrosina Justa de Sá Viana, que chegaram à Fazenda do Prata (Arrozal de Sant'Ana), oriundo das Minas Gerais, em 1862, adquiriram na corte, anos depois, um piano de corda, que foi trazido à Fazenda do Prata através do Porto de Limeira, localizado entre Campos dos Goytacazes (RJ) e Mimoso do Sul (ES).

Bisavós de Vera Viana trouxeram o primeiro piano para Bom Jesus do Itabapoana, no século XIX

Georgina Medina Diniz, contudo, foi a primeira pianista de Bom Jesus do Itabapoana, que aqui se estabeleceu no final do século XIX. Segundo entrevista ao nosso jornal, Georgina Teixeira Mello, a Dona Nina, a primeira pianista "formada", graduada na Escola de Música Nacional, na década de 1930, foi Ivete Soares Diniz.

Foto tirada em agosto de 1900. Segundo plano, da esquerda para direita: Ziata Diniz Quintela, Maria Diniz Mello, Carolino de Oliveira Mello, Carolina Diniz Freitas (tia Salica), Andrônico Medina Diniz e Odilon Diniz. Primeiro plano: Hamilton Diniz, Georgina Medina Diniz,  Georgina Medina Diniz (a primeira pianista de Bom Jesus) e Virgílio Gonçalves Diniz



Dona Nina fundou a Escola de Música Levy de Aquino Xavier, ocasião em que Bom Jesus contava com cerca de 62 pianos. As composições de Dona Nina, ao piano, podem ser apreciadas no blog de nosso jornal, em:


http://onortefluminense.blogspot.com.br/2016/01/dona-nina-pianista-de-bom-jesus-do.html

                             Dona Nina: referência da música em nosso município

                                               
O famoso pianista pianista Miguel Proença esteve em Bom Jesus do Itabapoana, no dia 31 de julho de 1990, e fez dedicatória a Dona Nina, em um disco de vinil, por ocasião de uma apresentação no Colégio Zélia Gisner: "Para Nina com o melhor abraço e o carinho de Miguel Proença".

    Disco de vinil autografado por Miguel Proença



Atualmente, a cultura pianística em nosso município está em expansão. Três escolas de música se destacam: a do Professor Thadeu Almeida, pianista de renome nacional, a Escola de Música JEMAJ, administrada por Anízia Maria Pimentel, e a Escola de Música Cristo Rei, comandada por Marise Xavier.

Além disso, outros pianos estão sendo disponibilizados para o público e para o amantes desta arte, como ocorre no Hotel Itavale, relembrando a época do Bom Jesus Hotel, na década de 1930.

Thadeu Almeida, pianista bonjesuense de renome nacional, mantém concorrida escola de música em nosso município


Anízia Maria Pimentel administra a festejada Escola de Música JEMAJ


Marise Xavier comanda a consagrada Escola de Música Cristo Rei



Daniel Galdino, professor da JEMAJ,  e o piano localizado no hall do Hotel Itavale




O pianista e compositor bonjesuense José Luiz Duarte é destaque nacional


 Piano alemão F.L. Neumann está assentado desde a década de 1960, no casarão onde residiu o libanês Merhige Hanna Saad

Nenhum comentário:

Postar um comentário