sábado, 2 de dezembro de 2017

"Fachada do Palacete de Malvino de Souza Rangel pode ser restabelecida", diz especialista



Centro de Memória resgataria nossa história


Croqui, elaborado por João del Fiume, prevê a recuperação da fachada do antigo Fórum de Bom Jesus do Itabapoana


Especialista em obras de arte e em "círculo ordem romana", João del Fiume, conhecido como João Vermelho, de Guaçuí (ES), garante que "é possível restaurar a fachada do prédio onde está situado o antigo Fórum de Bom Jesus do Itabapoana".



João del'Fiume, conhecido como João Vermelho, considera possível a restauração da fachada


Nascido em Santiago, zona rural de Guaçuí (ES) no dia 18 de novembro de 1928, ele é filho do italiano Américo del Fiume com Diolinda del Fiume, nascida em Porciúncula (RJ), e integra um time de 11 irmãos: Altália, Tereza. Francisco, Maria da Penha, Bárbara, Maria Aparecida, América, Ativila, José Atílio e Maria José.

Aprendeu com o pai o ofício de pedreiro, mas foi se aperfeiçoando, pouco a pouco, no trabalho com madeira. 

Segundo ele, o círculo ordem romana constitui "um artefato de obra de arte, como estátuas de leão e peixe, normalmente utilizados em peças de arquitetura".

Salientou, ainda, que "sempre fui chamado para realizar obras em Igrejas. Fui licenciado pelo CREA, por 35 anos, numa época em que não havia arquitetos. Realizei obras, inclusive para a Caixa Econômica Federal". 


De acordo com João Vermelho,  "coloco-me à disposição dos bonjesuenses para apoiar na restauração".


Palacete foi demolido para a construção do antigo Fórum

A instalação de um Centro de Memória no local onde funcionou o antigo Fórum foi uma ideia do artista plástico bonjesuense Adilson Figueiredo, e a  disposição da Secretária Municipal de Cultura, Luciara Amil Nunes em apoiar esta ideia traz esperança de que o município possa dar um importante salto de qualidade no desenvolvimento de nossa consciência histórica e cultural. 


Restabelecimento da fachada do palacete de Malvino de Souza Rangel, juntamente com a instalação de um Centro de Memória, iria promover importante desenvolvimento histórico e cultural em nosso município.




















Um comentário:

  1. Tanta coisa precisando ser feita em Bom Jesus, e eles querendo modificar uma obra que já está feita, gastando horrores.

    ResponderExcluir