terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Famílias de Rio Novo (MG) desbravaram Bom Jesus do Itabapoana em 1842


Delton de Mattos editou extraordinária coletânea de textos de Padre Mello, inclusive o memorável "Os Primórdios de Bom Jesus"


Se hoje sabemos da história de Bom Jesus do Itabapoana, isso se dá ao trabalho fabuloso de Padre Mello, nascido na Ilha de São Miguel (Arquipélago dos Açores/ Portugal) considerado um dos gênios da civilização e da cultura.

Ele chegou a Bom Jesus no dia 18 de junho de 1899, aqui permanecendo até o dia 13 de agosto de 1947, data de seu falecimento.

Por ocasião da comemoração do primeiro centenário de nosso município, que ocorreria em 1942, Padre Mello levou a efeito um árduo trabalho de investigação histórica intitulado "Os primórdios de Bom Jesus", que foi publicado no jornal A Voz do Povo em vários artigos. 


Padre Mello pôde contar o início da formação de Bom Jesus do Itabapoana, porque entrevistou três antigos moradores de nosso  município, que gozavam de credibilidade: Antônio Teixeira de Siqueira, Antônio Santos Lisboa e Manoel Pinto de Figueiredo. Além disso, ele percebeu que o relato do trio possuía harmonia das narrações "nos tópicos essenciais". Foi assim, que podemos saber, hoje, que Antônio José da Silva Neném, oriundo da cidade mineira de Rio Novo, por aqui esteve desbravando nossas terras por volta de 1842, com mais duas famílias.

As três primeiras moradias de Bom Jesus do Itabapoana foram erguidas assim: uma, de Antonio José da Silva Neném, próxima ao rio Itabapoana, na região conhecida como Porto das Pedras; outra, do português Manoel Gomes Alves, foi edificada no Alto da Santa Rita, onde está situado hoje o Espaço Cultural Luciano Bastos, e onde funcionou o Colégio Rio Branco por 90 anos; a terceira, de Manoel da Silva Fernandes, conhecido como Silva Monarca, localizada no sobrado onde funcionou a Farmácia Normal, ao lado da residência de Pedro Gonçalves da Silva Júnior, ainda existente, na Praça Governador Portela.

Posteriormente, o bonjesuense Delton de Mattos, outro gênio de nossa cultura, teve a feliz ideia e o difícil trabalho de pesquisar as publicações de A Voz do Povo e reunir todos os textos (além de outros, de autoria do pároco açoriano) em um livro intitulado "Padre Mello, Prosa e Versos", dentro de sua coleção "Páginas Memoráveis de Bom Jesus do Itabapoana", com o apoio  do ilustre advogado Sebastião Freire Rodrigues.


Texto de Padre Mello: Antônio José da Silva Neném veio do município mineiro Rio Novo por volta de 1842








Nenhum comentário:

Postar um comentário