sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

PAIXÃO POR BOM JESUS



Herdeir Paes Cabral e a esposa Maria Lúcia de Azevedo Cabral


Herdeir Paes Cabral nasceu em 15.6.1937, em Travessão de Campos, Campos dos Goytacazes (RJ). Seus pais: Osvaldo Rangel Cabral, comerciante, e Joana Paes de Lima Rangel, do lar. Avós paternos: João Manoel Paes e Antonia Paes de Lima.Avós maternos: Isaac Rangel e Rita Rangel.

Em 1956, Cabral foi prestar o Tiro de Guerra em Bom Jesus do Itabapoana. Segundo ele, "Luís Baldan foi, certo dia, em minha casa e disse: Campos não tem TG. Vá para Bom Jesus. Fica na casa de Dina e do Cabral. Foi assim que fui para Bom Jesus no dia 3.3.1956. Três dias depois, passei a prestar atividades no TG.
Depois, retornei a Travessão e fui atuar como escrevente de Justiça no cartório com Elvira Paes Terra, minha tia. Casei-me no dia 4.2.1962, com Maria Lúcia de Azevedo, tendo oficiado no casamento o Pe. Francisco Apolinário


Cabral trabalhou no Colégio Rio Branco no ano de 1963


Trabalhei no Colégio Rio Branco em 1963, por seis meses. Fiz o pedido ao dr. Luciano Bastos e ele conseguiu este emprego. Recordo-me que Paschoal era o chefe de disciplina. Lembro-me, ainda, dos professores Dr. Chiquinho, Dona Stela, Dr. Geraldo Batista e da Dona Carmita, que era brava, mas muito boa.

Trabalhei, depois, na prefeitura de Campos dos Goytacazes, no governo de Rockfeller Felisberto, por três anos, a partir de 1965, exercendo a função de cobrador do IPTU".


 Michael Saad (esquerda) conseguiu a nomeação de Cabral para fiscal de transportes coletivos



Cabral se recorda que veio para Bom Jesus nomeado como fiscal de transporte rodoviário "Meu sogro, Lourival Pereira de Azevedo, que foi vereador por 3 mandatos, ajudou a eleger Tito Nunes e  Michel Saad . Foi ele quem peticionou a Michel por minha nomeação como fiscal de transportes coletivos, que foi assinada pelo então governador Paulo Torres. Lourival era uma pessoa reservada, calada, mas era um paizão. Até hoje sinto sua falta".


Cabral conta que, tempos depois, "Noé Vargas, que trabalhava para Camilo Jorge, me nomeou chefe de Departamento de Estradas. Trabalhei nesta função por 10 anos".

Aposentou-se há 25 anos. 




Cabral com os irmãos Hélvia e Herbert 

Cabral possui dois filhos: Maria José de Azevedo Cabral Nassa e Fábio de Azevedo Cabral e uma neta: Monique de Azevedo Cabral Nassa, que é advogada em Campos. São dois os irmãos: Herbert Paes Cabral, comerciante, e Hélvia Paes Rangel, professora aposentada, atualmente com 70 anos.

Agraciado, em 2009, com o título de cidadão bonjesuense, Cabral finaliza a entrevista dizendo  que "são 61 anos de Bom Jesus do Itabapoana de muita felicidade. Sou apaixonado por esta terra. Agradeço ao povo de Bom Jesus que sempre foi muito bom para mim e para minha família". Deixa, ainda, uma mensagem para as novas gerações: "Procurem viver a vida com garra, com honestidade".


Cabral, com a esposa Maria Lúcia, os filhos Fábio e Maria José, e a neta Monique














Nenhum comentário:

Postar um comentário