terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Hoje é o Dia Mundial da Rádio


Exposição sobre a história da rádio em Bom Jesus ocorreu no semestre passado

Hoje, é comemorado o Dia Mundial da Rádio. O evento teve início a partir de ato da Conferência da Unesco (Organização das Nações Unidas  para a Educação, Ciência e Cultura), órgão ligado à ONU (Organização das Nações Unidas), no dia
 19 de outubro de 2011.

Em 1886, o alemão Heinrich R. Hewrtz elaborou as primeiras teorias sobre as transmissões de rádio. Contudo, foi o italiano Guglielmo Marconi quem colocou em prática a teoria de Hertz. As primeiras transmissões ocorreram em 1912.

Segundo importante trabalho de pesquisa realizado pelo ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), que possui como diretoras as irmãs Claudia e Paula Bastos, a rádio em Bom Jesus teve seus primórdios em 1935, quando  Osório Carneiro estabeleceu um microfone e dois alto-falantes na Praça Governador Portela. A instalação foi realizada por Álvaro Barbosa e Zangaruciano Fonseca.

A primeira rádio de nosso município, a Rádio Cultura de Bom Jesus do Itabapoana, contudo, foi fundada em 1956. A diretoria foi constituída pelo Capitão Manoel Rodrigues da Silva (diretor presidente), Carlos Rodrigues da Silva (comercial) e Athos Fernandes Monteiro (diretor artístico). Exposição sobre a história da rádio em nosso município ocorreu durante o segundo semestre do ano passado.

Bom Jesus conta, atualmente, com uma rádio AM: Rádio Bom Jesus, e outra FM: Ultra FM, segundo o link
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_emissoras_de_r%C3%A1dio_do_Rio_de_Janeiro

De acordo com a diretora geral da Unesco, Irina Bokova, "Nesta época de turbulências,  a rádio constitui uma plataforma sólida para unir as comunidades".


Fotos da Exposição do ECLB sobre a história da rádio em Bom Jesus do Itabapoana, ocorrida no semestre passado
















Nenhum comentário:

Postar um comentário