terça-feira, 22 de maio de 2018

A saga dos Mangaravite (V)



A FOTO HISTÓRICA DE PADRE MELLO NA FAZENDA DE FORTUNATO MANGARAVITE, EM 1915


Fazenda de Fortunato Mangaravite, em Bom Jesus do Norte, em 1915, vendo-se Padre Mello de batina branca



Fortunato Mangaravite nasceu na Itália em 1864. Veio para o Brasil em 1899, com 35 anos de idade. Casado com Maria Gualhano, veio com uma filha: Domingas. Viveu no Brasil até seu falecimento, em 1926, com 64 anos. Teve 9 (nove) filhos: Ângela, Carlos (Carmo), Filomena, José (pai de Manoel Mangaravite) e João.

Fazendeiro de renome na região, destacou-se na criação de suínos e na produção de café. Pessoa estimada, gostava de comemorar seu aniversário, 24 de junho, com festa junina e muita dança regada a cerveja, pois era grande apreciador dessa bebida, que, na época, era servida na temperatura ambiente. Morreu na fazenda, em decorrência de complicações de diabetes, segundo o atestado de óbito do Dr. Colombino Teixeira de Siqueira, conceituado médico bonjesuense.

João Mangaravite esclareceu a seu primo João Perfumagia, a respeito da foto acima, nos seguintes termos:

Prezado primo João, esta foto mostra a fazenda do nosso avô Fortunato Mangaravite. A data é de aproximadamente 1915 e ficou com nosso avô até sua  morte, em 1926. Depois, alguns herdeiros botaram fora, vendendo para o sr. João Ferreira Soares, que, logo em seguida, construiu a Usina Mangaravite. O sr. João Soares era um grande empreendedor e visionário da época. A foto lembra a tradição das festas juninas e esse enorme tronco atravessava o Rio Calçado. Nosso avô era também um grande empreendedor e, já naquela década, produzia café, arroz, milho, e também havia uma grande criação de suínos. Resumindo: nossos pais e tios tiveram uma grande oportunidade de consolidar e prosperar nos negócios de nosso avô Fortunato, que infelizmente faleceu muito novo, com apenas 62 anos. Seus filhos e genros não souberam dar continuidade ao patrimônio que nosso avô construiu. Fica a lembrança e a lição na qual acredito: a educação é a base para o sucesso". 


Manoel Mangaravite e a neta Aline Mangaravite Carrereth

                                                                   (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário