sábado, 12 de maio de 2018

Bienal Rubem Braga em Cachoeiro de Itapemirim começa na terça (15/5)



A 7ª Bienal Rubem Braga começa na próxima terça (15), com conferência de abertura e show, e segue até o domingo (20). Reconhecido como um dos maiores eventos culturais do estado, será uma oportunidade para cachoeirenses e visitantes entrarem em contato com artistas reconhecidos e prestigiarem atrações culturais de qualidade, de graça. 

Sob o título “Panapaná” que tem como significado: “bando de borboletas; migração de borboletas em certas épocas, que chega a formar verdadeiras nuvens”, a 7ª Bienal Rubem Braga vai celebrar a arte do encontro entre amigos. Um verdadeiro coletivo de cultura e uma nuvem carregada de ideias, onde Rubem Braga e seus amigos Vinicius de Moraes, Sérgio Buarque de Holanda e Candido Portinari serão homenageados por sua contribuição na criação de uma metamorfose na cultura, na literatura e na arte brasileiras.

A programação da 7ª Bienal Rubem Braga, que acontecerá de 15 a 20 de maio na Praça de Fátima, em Cachoeiro de Itapemirim, está recheada com cerca de 60 atrações gratuitas nos 12 espaços que compõem a estrutura da feira literária, já em processo de montagem.

As atividades, parte delas com necessidade de inscrição prévia, incluem mesas de debate sobre literatura, lançamento de livros, oficinas, shows, contação de histórias, feira do livro, exibição de filmes e apresentações de teatro, dança e performance, contando com a participação de mais de 100 escritores e artistas de vários segmentos, grupos culturais e profissionais de instituições parceiras.

No Auditório Marco Antônio de Carvalho, com capacidade para 350 pessoas, acontecerão as principais mesas de debate e a conferência de abertura. Está prevista a presença de 38 escritores e artistas vindos dos estados do Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, além do próprio Espírito Santo e do Distrito Federal.

A programação completa pode ser conferida no site http://bienalrubembraga.cachoeiro.es.gov.br/, onde também devem ser feitas as inscrições.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), apoiada pelo governo do estado, Unimed Sul Capixaba, Sebrae, Sesc, Senac, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto federal do Espírito Santo (Ifes - campus Cachoeiro), TV Gazeta Sul e jornais ES de Fato, Aqui Notícias e Folha do ES.

Encontro estadual de contadores de histórias

Contadores de história de todo o estado do Espírito Santo estarão na Bienal Rubem Braga 2018, em Cachoeiro, para discutir sobre os desafios da profissão e encantar o público com belas narrativas. No domingo (20), último dia do evento, eles participam do Encontro Capixaba de Contadores de História, que acontece em uma das tendas – a Newton Braga – a partir das 14 h.

As discussões iniciais, previstas para durarem até as 16 h, serão conduzidas por uma mesa-redonda composta por profissionais reconhecidos no estado, tais como Elisa Franchianni, Edson Nascimento e Dalisa Campos Miranda. Uma ocasião para conversar sobre políticas públicas para a área, a regulamentação da atividade profissional, além de permitir a troca de experiências com os participantes.

Além deles, também estão convidados alguns dos mais reconhecidos expoentes da tradição oral de Cachoeiro de Itapemirim. Dentre os quais, Canuta Caetano e Ormy Caetano, ambas de Vargem Alegre, e Maria Laurinda Adão, de Monte Alegre, que transmitem as histórias da comunidade em que vivem para novas gerações.

Para encerrar o encontro haverá contação de histórias. Os contadores vão brindar os presentes com narrativas orais, em exibição totalmente gratuita e aberta ao público. Para prestigiar, é só comparecer ao evento, que, embora voltado para profissionais da área, também é interessante para professores, artistas, estudantes e amantes da literatura em geral.

“A contação de histórias é ligada à cultura popular; nasce da tradição oral, incentiva a leitura e a escrita, semeia sonhos e fortalece afetos. É uma arte de encantamento", acredita a contadora de histórias e gerente de Turismo da prefeitura de Cachoeiro, Maria Elvira Tavares Costa.

Informações dos sites da Bienal Rubem Braga e Prefeitura Municipal de Cahoeiro de Itapemirim.

Enviado pela dra. Lucília Stanzani

Nenhum comentário:

Postar um comentário