segunda-feira, 21 de maio de 2018

Hoje é o Dia da Região Autônoma dos Açores


Por Francisco Miguel Nogueira

Hoje é Dia da Região Autônoma dos Açores.
Este dia foi instituído pelo Decreto Regional n.º 13/80/A de Gv21 de agosto de 1980 para comemorar a açorianidade e a autonomia.

Assim, o Dia dos Açores celebra a "afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade regional", consideradas "base e justificação da autonomia política que lhes foi reconhecida e que orgulhosamente exercitam". É a maior celebração religiosa e cívica dos Açores.

A escolha da Segunda-Feira do Divino Espírito Santo, isto é, a segunda-feira imediatamente após a festa religiosa do Pentecostes, alicerça-se no facto da comemoração do Espírito Santo, em que se entrelaçam as mais nobres tradições cristãs com a celebração da Primavera, da vida, da solidariedade e da esperança, constituir a principal festividade do povo açoriano.

A divisa açoriana "Antes morrer livres que em paz sujeitos" foi retirada da carta de 13 de fevereiro de 1582 de Ciprião de Figueiredo, então corregedor dos Açores e grande apoiante de D. António I, Prior do Crato, ao rei Filipe II de Castela, recusando-lhe a sujeição da ilha Terceira em troca de mercês várias.

Em resposta à proposta de Filipe II, Ciprião de Figueiredo disse: "… As couzas que padecem os moradores desse afligido reyno, bastarão para vos desenganar que os que estão fora desse pezado jugo, quererião antes morrer livres, que em paz sujeitos. Nem eu darei aos moradores desta ilha outro conselho … porque um morrer bem é viver perpetuamente …

Enviado por Antonio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário