quinta-feira, 24 de maio de 2018

MUSA BONJESUENSE INSPIROU COMPOSITOR DA MPB






Sérgio Sampaio é um dos grandes compositores e intérpretes da nossa MPB (Música Popular Brasileira). Seu maior sucesso foi "Eu quero é botar meu bloco na rua" (anexo).

Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, ele admirava Kafka e Augusto dos Anjos.

Pensamentos de Kafka e Augusto dos Anjos:

"Entre muitas outras coisas, tu eras para mim uma janela através da qual podia ver as ruas. Sozinho não o podia fazer".
Franz Kafka
"O beijo, amigo, é a véspera do escarro, 
A mão que afaga é a mesma que apedreja".
Augusto dos Anjos


Não obstante tivesse sido considerado "maldito" na MPB, suas canções estão sendo, cada vez mais, reconhecidas pelos críticos. Uma delas, "Em nome de Deus", foi dedicada a uma musa bonjesuense. Nela, constam os versos seguintes:

Agora que estou à mercê de sua luz
Em nome das águas lá de Bom Jesus
Em nome de Deus, me carregue
Me pregue em sua cruz

Ouça no vídeo a seguir.






EM NOME DE DEUS
Sérgio Sampaio

Eu nunca pensei que pudesse querer Alguma mulher como quero você Se o mago soubesse Juntasse o meu nome em S Ao seu nome em C Nas cartas de todo tarot que houver Em todo o I-Ching eu podia não crer Mas tudo é tão verde em seus olhos Não dá pra não ver Mas tudo é tão verde em seus olhos Você que se esconda, que eu vou procurar Você nem se iluda, que eu vou lhe encontrar Você pode ir e sair e sumir por aí Que não vai se ocultar Eu vejo seu rastro onde ninguém mais vê Eu pego carona até na Challenger E vou nos anéis de Saturno buscar por você E vou nos anéis de Saturno Sem ser João Batista, você batizou Meu corpo na crista das ondas do mar E aí me abriu feito ostra E colheu minha pérola pra Yemanjá Agora que estou à mercê de sua luz Em nome das águas lá de Bom Jesus Em nome de Deus, me carregue Me pregue em sua cruz Em nome de Deus, me carregue

Nenhum comentário:

Postar um comentário